Páginas

Alimentos da agricultura familiar – Aproveite a qualidade, ajude a quem merece.


      
Como alguém que já viveu em um centro urbano, eu fico admirado com a quantidade de gente aqui no nosso município que compra verduras e legumes em supermercados, deixando de aproveitar produtos geralmente melhores, mais frescos, e produzidos pela agricultura familiar, disponíveis na nossa feira livre, ali, todos os dias. Eu sei que a praticidade é tentadora, colocar tudo em um carrinho só, pagar, levar um monte de sacola, e pronto. Mas se pensarmos um pouco mais, dá pra perceber que o fácil, sai caro demais, para sua saúde, para o seu bolso, e para a sociedade de maneira geral. Por isso, vamos refletir:

1) Os alimentos comercializados na feirinha, são predominantemente produzidos por pequenos agricultores, que por cultivarem lavouras menores, são menos atacados por pragas, logo, a quantidade de agrotóxicos utilizados por eles é bem menor do que a dos alimentos recebidos em larga escala por redes de supermercado. Há inclusive, alimentos orgânicos, que são totalmente livres de agrotóxicos, ali nas bancas, que não exibem a identificação dessa qualidade, simplesmente por falta do reconhecimento de órgãos reguladores, o que demanda tempo, dinheiro, e uma burocracia enorme.

2) Os preços na feira também são, em geral, mais em conta do que nos supermercados, isso é fácil de se presumir, pois quando se compra algo em um estabelecimento maior, temos que lembrar que toda a estrutura envolvida na oferta daquele produto pela empresa, é cobrada ao consumidor através dos preços das mercadorias, logo, funcionários, água, energia, e outros custos, serão inclusos nos valores pagos no caixa. Já na feira, geralmente são os próprios produtores que comercializam seus alimentos, eliminando uma série de despesas que seriam repassadas a você, que compra ali. Nesse ponto vale salientar mais uma vez a existência de produtos orgânicos sem identificação nas bancas, estes que deveriam custar em média 30% mais caro, mas que por não serem ainda certificados, acabam sendo vendidos pelo mesmo preço dos convencionais.

3) Sua consciência também agradece se você comprar os produtos da agricultura familiar, já que esses são produzidos por pessoas como nós, trabalhadores, que dão duro para sustentar a família com os favores da terra, são pais e mães, que dedicam a vida a tornar viável a subsistência de todos, fornecendo alimentos que eles plantam geralmente para comer, e vendem o excedente da produção, por isso, cuidam com carinho, o que se reflete no sabor da sua mercadoria. E não para por aí, levando sua própria sacola ecológica de casa para a feira, evitará trazer aquele monte de sacos plásticos que geralmente se usa no supermercado, fazendo com que diminua o lixo produzido pelo município, o que traz tantos benefícios para a sociedade, que precisaria de um outro texto só para explanar.
           
Não deixe passar essa oportunidade, visite a feirinha, e ajude quem merece, inclusive a si mesmo.
           

0 comentários:

Postar um comentário