Páginas

Prós e contras sobre a proposta do Anel Viário de Apodi.



Nos últimos dias, muito tem se falado sobre a construção de um anel viário aqui no município de Apodi, iniciativa esta, que tem tido o apoio de vários vereadores da nossa Câmara Municipal. A proposta é simples: Retirar a BR 405 de dentro do centro urbano, e transferi-la para a região da areia, permitindo um menor fluxo de veículos por dentro da cidade. A primeira vista parece que só traz benefícios, mas analisando mais profundamente é possível encontrar alguns pontos prejudiciais.

Iniciando a análise pelos pontos positivos e mais óbvios, podemos lembrar que a obra favorece a diminuição da quantidade de veículos (principalmente os pesados) na zona urbana de Apodi, beneficiando o trânsito, e contribuindo para a diminuição da quantidade de acidentes e poluição proveniente dos veículos automotores. Esse menor fluxo de automóveis e caminhões, dará maior fluidez a toda a cidade, já que a BR 405 é atualmente a principal via dentro do perímetro urbano.

Acontece que obras desse tipo também produzem um efeito adverso, com a diminuição do fluxo de veículos o comércio sofre também, já que aquelas compras e serviços eventuais, tão comuns a quem esta viajando, contemplarão menos os nossos comércios, e assim, lojas de conveniência, postos de gasolina, restaurantes, mercados, e mais uma gama de serviços que seriam utilizados por quem estivesse de passagem, poderão sofrer uma diminuição nas suas receitas, ou serem obrigados a se realocar para perto da nova rodovia. E todos sabemos que desequilibrar o comércio, em uma cidade como Apodi, pode ter consequências drásticas na oferta de empregos, e por tabela, na qualidade de vida dos cidadãos.

Resta saber agora se as devidas análises de viabilidade foram, ou serão feitas, e se elas contemplam essas variáveis. Pois toda obra de infraestrutura possui seus prós e contras, porém na hora do oba-oba político, o que mais interessa é a visibilidade que os envolvidos ganham, não o bem da população em geral.

0 comentários:

Postar um comentário